Catamarã - Recife
Com uma vista privilegiada dos principais pontos turísticos do centro do Recife, o passeio de catamarã é ideal para quem deseja conhecer a “Veneza Brasileira” de uma forma tranquila e agradável. O passeio, que é realizado através de uma viagem pelas águas do Rio Capibaribe, percorrendo as três ilhas e passando por debaixo de cinco pontes.
Recife, capital de Pernambuco, nasceu a partir deste lugar. A Praça Marco Zero - localizada no Bairro do Recife, mais conhecido como Recife Antigo – possui o marco zero quilômetro, que registra o ponto inicial da contagem das estradas do Estado. Desde 1938, o espaço passou a ser denominado Praça Rio Branco, devido à fixação de uma escultura do Barão do Rio Branco no local.
O Pátio de São Pedro dos Clérigos recebeu esse nome devido à Igreja de mesma denominação, que foi erguida no início do século XVII. O espaço possui formato de trapézio e dá destaque ao templo, uma vez que a largura vai diminuindo sentido ao edifício religioso. Segundo historiadores, no passado, o lugar abrigava uma horta e seis casas. No entanto, em 1728, para iniciar a edificação da Igreja, esse casario foi demolido. Atualmente, pode-se observar uma estátua de Solano Trindade, homenagem feita ao poeta da resistência negra.
No lugar, funcionam diversas instituições de movimentos culturais como a Casa do Carnaval, o Centro de Formação em Artes Visuais, o anexo do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, o Memorial Luiz Gonzaga, o Museu de Arte Popular, oMemorial Chico Science, Centro de Pesquisa Casa do Carnaval e o Centro de Design do Recife. O local também dispõe de espaço gastronômico, que oferece primordialmente a culinária popular como os restaurantes O Buraquinho e Banguê. Nos bares ao ar livre são servidas comidas regionais como dobradinha, sarapatel, caldinho de feijão e galinha de cabidela.
O Pátio serve de palco para realização de eventos culturais como a Terça Negra, em que todas as noites das terças-feiras se exibem grupos de maracatus, afoxés, bandas de reggae, samba e Black Music. Vale lembrar que no Carnaval, o espaço é invadido pela folia, pois se torna um polo cultural, onde ocorrem shows, desfiles e apresentações de agremiações.
No lugar, os visitantes também têm a oportunidade de conferir festejos religiosos, a exemplo do Ciclo Natalino - onde são encenados o pastoril e a queima da lapinha - e o Ciclo Junino - quando é montado o “Arraial”, com shows de cantores locais, venda de iguarias típicas e apresentação de grupos de dança.
Único parque de diversões fixo do Norte-Nordeste, o Mirabilandia Park é o terceiro maior do Brasil. Desde 2002, o empreendimento oferece diversão para todas as idades. São mais de 35 atrações distribuídas em 57 mil metros quadrados.
O lugar dispõe de vários tipos de brinquedos como radicais, aterrorizantes, família e infantil. Lá, o visitante encontra carrossel, trem fantasma, ciclone, cama elástica, roda panorâmica, splash, piscina com bolas, além de salão para games e jogos, sendo estes pagos à parte. Vale lembra que o parque dispõe de ambulatório médico, fraldário, sanitários, orelhões, lojas de utilidades, guarda-volumes, setor de achados e perdidos, palco para apresentações e salões para comemoração de aniversários.
O espaço conta também com praça de alimentação coberta, onde se encontram lanchonetes que comercializam pizzas, sucos, coxinhas, sanduíches, refrigerantes, dentre outros lanches. Além disso, há lojas que vendem lembranças do local, como camisas, bonés, canetas, bolas e outros objetos. O Mirabilandia possui ainda parque ecológico que apresenta área verde com jardins e uma fazendinha com cachoeira e animais peculiares do campo.
Considerado o maior museu científico a céu aberto do Brasil, o Espaço Ciência é um lugar que une conhecimento e diversão, proporcionando aprendizagem através do lúdico. Em 1994, o programa funcionava no bairro das Graças e em 1996 foi instalado no Parque Memorial Arcoverde, localizado entre as cidades de Recife e Olinda, onde permanece até hoje e conta anualmente com a visita de mais de 100 mil pessoas.
Localizado em um dos bairros nobres do Recife, a Jaqueira, o Parque da Jaqueira tornou-se um lugar ideal para a realização de atividades esportivas e de lazer. O espaço foi inaugurado em 1985 e conta com sete hectares de área verde, com árvores centenárias. No lugar é possível observar pau brasil, mangueiras, palmeiras imperiais, pitangueiras, além, é claro, das jaqueiras.